terça-feira, 10 de maio de 2016

A QUINTA
















A quinta ficava cerca de uma légua da cidade, na estrada que lhe dava acesso pelo Corre-Nu, bairro nobre da cidade, que tinha este apelido em razão de, quando ainda em formação, ser local de encontro de namorados, quando certa feita, um pai procurando por sua filha, flagrou-a nos braços de um mancebo, nus como os índios paiaiás, que um dia correram  aqueles campos atrás de pacas, tatus e outros bichos.
Era uma quinta porque não se podia chamar de fazenda aquele sítio de poucas tarefas onde se lavrava a terra, plantando-se legumes, grãos, raízes, nela existindo apenas,  umas poucas vaquinhas para o leite do dia dia.
O prédio, uma construção de duas águas tinha além dos dois quartos, um celeiro, que se chama dispensa,  para mantimentos e depósitos de ferramentas, onde se amontoavam celas, alforjes, bridas, etc.
À direita um pequeno curral de travesseiro de boa madeira que não se encontra mais, hoje em dia e, à esquerda,  um pequeno aprisco e chiqueiro para ovelhas.
Neste exato momento, vê-se a porta da varanda  aberta e duas pessoas, um homem e uma mulher se despedindo.
Em seguida. o homem dirigiu-se ao mourão no terreiro,  onde estava amarrado seu cavalo e montou-o virando para a mulher que lhe acenava.  Enquanto isso, Ruperto   tinha conseguido se aproximar sem ser visto e  tão logo aquele cavaleiro sumiu na curva, deu um salto sobre a mulher de punhal nas mãos, mandando-a que ficasse calada e quieta. Ela não se mostrou surpresa, mas calma.
- América Brasileiro?
- Sim, senhor, disse.
Ruperto empurrou-a para dentro, sempre com o punhal ameaçador.

- Você pode provar?
- Claro. Sem o menor pejo, abriu sua blusa, mostrando-lhe  os seios, lindos, como nunca vira antes.
Ruperto viu, então aqueles seios envoltos em cicatrizes de riscos feitos de punhal. Mandou que se vestisse e ela o fez com a mesma calma com que se despira.
Se não era bonita, não se podia chama-la de feia.  Uma boca pequena proporcional ao rosto, um tanto ovalado; Seus dentes eram bem feitos, dando-lhe um ar brejeiro. Tinha uma covinha na face e os cabelos castanhos.
- Não é um pouco suspeito a visita  de um cabra a estas horas? Pode me explicar?
- Com todo prazer. Como  queria  a volante que eu colhesse informações dos cangaceiros se não estiver sempre com as portas abertas para qualquer um deles?
Ruperto fixou os olhos no mel daqueles olhos, e de chofre perguntou.
- Que dizem os cangaceiros destes sinais?
Com serenidade disse:
Os cabras nunca chegaram a vê-los, embora tenha tido dificuldades em resistir aos mais afoitos. Talvez me matasse antes, talvez não, quem sabe como se comportar num momento deste? Se fosse fácil não haveria erros no mundo. De qualquer modo, os cangaceiros não são obcecados  por sexo, mas por justiça, assim me dizem, e parece ser verdade.
Mais que arrependido, Ruperto lhe afirmou:
- Não tardará a ser livre deles, América, Lampião e seus grupos estão cada dia mais fácil de cair em nossa rede, até mesmo os maiores coiteiros   já estão convencidos disto.
- Eu, por mim, nem mais me importo com nada, a esta altura de minha vida.
-Se já não importa por que continua lutando?

- O uso do cachimbo faz a boca torta, sorriu. Estou cansada; quatro anos que mataram meu marido e me torturaram. Posso até esquecer meu marido, mas, cicatrizes? Diga,  você não veio aqui para saber de meus sentimentos?
- Não, não foi para isso, e acariciou o cabo do seu punhal que tinha colocado na bainha, presa à cintura.
- Posso lhe fazer um café? Ou quer um chá de alecrim vaqueiro? É muito bom e reconfortante.
- Não, nem um,  nem outro. Estou um pouco preocupado com as informações desencontradas ultimamente.
Pela primeira vez, ela lhe sorria, como velhos companheiros.
- Eu continuo na minha luta, mas confesso que é difícil confiar tanto num lado, como no outro. Com as atrocidades cometidas pela volante e tropas do governo, os cabras se tornaram astuciosos, e, com certeza não perdoam um traidor. Um traidor é um traidor, ninguém sabe que lado ele está traindo. Hoje é difícil colher informações dos planos dos  cangaceiros, visto que se dividem em grupo e subgrupos, muitos dos quais não se sabe nem que Lampião tenha alguma influência sobre eles.
- É, disse Ruperto, penso que você já está farta de tudo isto, sentindo-se vigiada por todos os lados. Vou arranjar um jeito de lhe tirar daqui.
- Sempre a mesma história, quando não se é mais útil, descarta-se, disse América, rispidamente.
- Não é bem isso. Uma mulher bonita como você terá boas oportunidades em Salvador. O governo pode-lhe arranjar uma boa colocação como prêmio por sua contribuição à nossa causa. Mas, entenda, ainda precisamos de sua ajuda.
Como posso  servir, desta vez?
- Fácil, quero apenas um nome, América. Entre nós há um traidor e precisamos descobrir quem é.
- É assim que o trabalho é fácil. Pimenta nos dos outros é refresco. Por que logo eu?
- Você é de nossa inteira confiança; Eu é que não posso sair por aí procurando um traidor. Seria trucidado. Você sabe a raiva que o povo tem da polícia.
- Não sem pouca razão. Cangaceiros, capangas, volante, polícia, todos animais. Talvez até a polícia seja a pior de todos porque encobre seus crimes debaixo da farda.

O homem ficou  estupefacto  com a sinceridade da jovem, mas compreendeu aquele momento de desabafo.
- Quando me mandaram para cá, me preveniram de sua beleza, de sua altivez, de sua inteligência, disse sem esconder  um certo interesse nesta mulher tão atrativa.
- Por que você, não me abordou com uma pistola, mas com um punhal?
- Justamente para não parecer um policial, como qualquer bandoleiro, como você há pouco falou, sorriu de maneira tão franca que a América lhe pareceu um homem diferente dos que já havia encontrado.
- Você poderia me dar um tempo para que possa descobrir quem é esta pessoa?,  perguntou  Ruperto.
- O mesmo tempo que tenho  para viver porque nem sei se acabo de completar esta frase.
- Resposta inteligente, mas fique sabendo que a polícia tem pressa, que o governo tem pressa, ajuntou Ruperto.
- Nós nos encontraremos de vez em quando na igreja. Você sabe que o vigário está com a gente. Eles não são bestas. A igreja sempre está do lado do poder.
- Combinado, disse América, sempre na igreja, pelo menos por enquanto, porque devo lhe dizer que  não gosto muito de padres, sujeitos enxeridos, metidos a saber de tudo, quando nada sabem.
- Bem até a vista, mora sozinha neste ermo?
- Não é tão ermo. Tenho meus cachorros, meu gado e alguns parentes que me visitam de vez quando.
Ele quis se insinuar, mas ela o enfrentou de forma tão altaneira que ele se sentiu intimidado.
Ela não deixou de reparar nele um homem bonito e perigoso. Estatura mediana, mas esguio. Era, entretanto, um policial. Agem como autômatos, sem dó e sem compaixão quando querem atingir um objetivo. Foram treinados para isso, não para ser gente, incapazes de amar quem quer que seja.


A vestimenta era a mais banal possível, dizia que para não chamar atenção. Não ia à delegacia local e passava-se como um mascate, vendendo produtos da capital, tanto que os da cidade passaram a lhe chamar de o turco, o sírio, o libanês, tudo servia para alcunha-lo, posto que  maioria  dos mascates  era   destas nacionalidades. Saíam de cidade em cidade, tal como os ciganos, levando novidades, modas e os mexericos da capital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário